domingo, 3 de maio de 2009

Três fios de Nossa Senhora

Juazeiro-BA e Petrolina-PE, são duas cidades divida pelo magestoso Velho Chico e por uma ilha, a Ilha do Fogo. Pois bem, nas duas cidades existe uma lenda já contada no tempo de quando meu pai era pequeno, é a lenda dos tres fios de Nossa Senhora das Grotas e da cobra gigante.


Segundo a lenda Juazeiro e Petrolina já eram pra ter se acabado por causa de uma cobra gigante a muito tempo. A lenda conta que foi justo quando a cobra ia começar a bagaceira que Nossa Senhora das Grotas, padroeira da cidade de Juazeiro, chegou e impediu que desgraça acontecesse. Como foi que ela fez isso? Foi assim, ela pegou a cobra e amarrou com três fios de cabelo dela, da santa, sabe como é né, cabelo de santa é santo também. Depois Nossa Senhora das Grotas pegou a cobra e colocou debaixo de uma grande pedra que tem lá na Ilha do Fogo.

Dizem que a cobra tá lá até hoje, e que quando os três fios de cabelo da santa se soltarem, a cobra vai sair de baixo da pedra com tudo e acabar com as duas cidades! Juazeiro e Petrolina vão ser engolidas pelas águas do rio. Dizem também que dois desses fios já se soltaram, só resta pra'gente agora rezar e rezar... Valei-me!

10 comentários:

  1. Bem interessante essa lenda! Eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  2. eu gostei dessa lenda da nossa cidade jua...

    ResponderExcluir
  3. gostei muito da lenda é de arrepiar...

    ResponderExcluir
  4. QUE COISA MAIS ASSUSTADORA MEU DEUS MISERICORDIA

    ResponderExcluir
  5. Eu ja morei durante um tempo em Petrolina-PE e minha tia contava-me essa lenda. Quando íamos a banhar no rio eu sempre queria ir mais ao fundo. Minha tia dizia para mim que essa mesma serpente tinha uma coisa na cabeça dela que nos hipnotizava fazendo ir mais pro fundo até ser devorado por ela. Enfim, se ela, minha tia, queria que eu nao fosse pro fundo ela conseguia rsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. eu moro aqui em juazeiro bahia já ouvi muito essa lenda é ate acredito nela pois a nossa padroeira e nossa senhora das grotas!
    é porque essa lenda é logo com ela e porque ela virou nossa padroeira só pode ser porque ela salvou nossa cidade da serpente gigante ai ela virou nossa padroeira!!! tem tudo haver !!!

    ResponderExcluir